Quer saber como funciona a sustentabilidade na arquitetura? Então acompanhe este artigo até o final!
A arquitetura sustentável é um tipo de arquitetura que leva em consideração a preservação do meio ambiente, por meio do uso de materiais e soluções mais ecológicas.
É importante que ela seja praticada, sobretudo na realidade em que vivemos atualmente no planeta Terra.
A poluição, a extração de recursos naturais descontrolada, o esgotamento de materiais não renováveis e outros fatores cada vez mais tem alertado a sociedade civil e as organizações sobre a necessidade de ações mais sustentáveis.
A sustentabilidade pode existir em diversas áreas, inclusive na arquitetura. Este é o tema que abordaremos no decorrer deste artigo, onde abordaremos a definição de arquitetura sustentável, as suas vantagens, importância e dicas de como implementar.
Portanto, acompanhe o texto até o final e tenha uma boa leitura!
Sustentabilidade na arquitetura, o que é?
A implementação da sustentabilidade na arquitetura tem como objetivo diminuir os impactos ambientais dessa arte e técnica de construção.
Antes de tudo, é necessário entender o conceito de sustentabilidade, que engloba os pilares econômicos, sociais e ambientais.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável é todo aquele que atende às necessidades atuais sem comprometer a chance e capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades.
Ou seja, a arquitetura sustentável é uma forma de arquitetura que busca o desenvolvimento de ambientes saudáveis, com o uso de materiais de baixo impacto ambiental, tratamento de resíduos, reaproveitamento, e muito mais.
A arquitetura sustentável entende as construções como organismos vivos que podem afetar onde vivemos, que é o planeta Terra.
Sendo assim, esse tipo de arquitetura busca promover a conservação da vida, a partir de uma base ética, que se preocupe com o meio ambiente e com as pessoas.
É altamente relevante pensar sobre a sustentabilidade na arquitetura, logo que, atualmente, as construções civis impactam altamente na natureza.
Quais são as vantagens da arquitetura sustentável?
A arquitetura sustentável apresenta diversas vantagens para as pessoas e para o meio ambiente. Confira quais são as principais abaixo:
Preservação do meio ambiente
Uma das principais vantagens é a preservação do meio ambiente. A construção civil utiliza muitos recursos naturais, muita água e produz muitos resíduos com demolições e outras atividades.
A sustentabilidade na arquitetura busca reduzir ao máximo todos estes danos à natureza.
Diminuição de resíduos
A arquitetura e urbanismo produz muitos resíduos. De acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor da construção civil gera cerca de 80 milhões de toneladas por ano de resíduos.
A arquitetura com práticas sustentáveis busca reduzir essa produção.
Redução dos custos de operação
As construções sustentáveis são mais baratas do que as convencionais. Edifícios com esse teor costumam contar com fontes de energia limpa e reciclagem de água, o que pode diminuir as despesas com energia e água, por exemplo.
Proporciona bem-estar e melhoria da saúde
Como dito anteriormente, a arquitetura sustentável busca cuidar do meio ambiente e das pessoas.
Sendo assim, uma arquitetura desse tipo busca reduzir a poluição, aumentar a presença de plantas, preservar a ventilação e iluminação natural e muito mais.
Todas essas medidas podem promover o bem-estar e qualidade de vida às pessoas que ali passam.
Qual a importância da madeira na arquitetura sustentável?
A importância da madeira na arquitetura sustentável se demonstra em uma série de razões.
Confira quais são:
Durabilidade
Ao contrário do que muitos pensam, a madeira maciça pode ser altamente durável, sobretudo se receber o tratamento adequado, com manutenções periódicas.
Existem edificações muito antigas a base de madeira que ainda estão conservadas, como os templos de Nara, no Japão.
A madeira é altamente sustentável, pois pode ser utilizada em um ciclo de uso e reuso constante, até o final de sua vida útil.
Depois de receber toda a restauração possível, a madeira pode ser retirada e utilizada em outros tipos de projetos, como é o caso da madeira de demolição.
Sendo assim, além de sua longa durabilidade, ela não é descartada depois de seu uso inicial.
Ecologicamente correta
A madeira pode ser altamente correta ecologicamente, sobretudo quando se sabe a procedência da mesma.
Existe, por exemplo, a madeira legalizada e certificada.
A madeira legalizada tem como origem a extração controlada e autorizada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
A madeira certificada, por sua vez, é extraída de forma sustentável, por meio do processo de manejo florestal.
Para comercialização de madeiras regulamentadas, é preciso que elas recebam o Documento de Origem Florestal (D.O.F.).
A madeira certificada é a melhor opção para quem busca sustentabilidade na arquitetura.
Economia de energia na construção
A madeira é, por exemplo, um material produzido com menos emissão de carbono e menos gasto de energia, assim como o bambu e a terra crua.
William McDonough, arquiteto e designer americano, destacou em uma entrevista que o uso da madeira como material de construção poderia diminuir 14 a 31% da emissão global de CO2, bem como reduzir o consumo de 12 a 19% do consumo global de combustíveis.
A Parquet União é uma empresa especialista em construções e projetos em madeira maciça.
A companhia, com mais de 30 anos de experiência no ramo, trabalha com madeiras certificadas. Além disso, também conta com a opção da madeira de demolição.
Se você deseja realizar um projeto de arquitetura sustentável, com o uso de um material natural, pouco processado e reutilizável, pode contar com a Parquet.
Dentre os serviços da empresa podemos destacar:
Confira o trabalho da Parquet União, entre em contato e fale mais sobre o seu projeto para te ajudarmos na decisão da espécie de madeira até a execução da sua ideia!
Conclusão
A sustentabilidade na arquitetura é uma solução muito importante para a preservação do meio ambiente e dos demais recursos não renováveis.
A arquitetura sustentável pode ser realizada de acordo com diversos princípios e alternativas, como o aproveitamento da iluminação natural, o uso de energia solar, móveis de materiais recicláveis e/ou reaproveitáveis e muito mais.
Leia também: “Madeira na construção civil: Conheça seus principais tipos e usos”.
Acompanhe nosso blog para ler mais conteúdos e dicas relevantes sobre madeira, arquitetura e decoração!