Revestimento de madeira real ou imitação – Aprenda a identificar

Na parede, no piso, como artigo de decoração, qual a melhor opção de usar o revestimento de madeira?

Qual a diferença entre a madeira real e a imitação? São questões que rondam a cabeça de quem pensa em reformar, e dar um novo visual ao lar.

Se esse é o seu caso, então continue essa leitura. Preparamos um artigo que retrata melhor como e quando se deve usar o revestimento de madeira.

Sabemos que, não é de hoje que o tom amadeirado dá um toque de refinamento ao ambiente. Sem contar que se trata de um material de qualidade e que combina com todo tipo de decoração.

Portanto, se você quer aprender a identificar a madeira real da imitação, confira as próximas dicas.

Revestimento de madeira real ou imitação?

A madeira sempre se fez presente nos lares de alguma forma, nos móveis, na decoração, nas portas e janelas.

Quando se trata de piso ou parede, é mais comum encontrar revestimentos que imitam a madeira do que a original propriamente.

Isso porque, além de ser uma questão cultural do nosso país, a madeira precisa de muitos cuidados, principalmente com a umidade.

Por isso, é comum observar lares que agregam revestimentos de madeira que parecem tão reias, que fica até difícil distinguir o real da imitação.

Revestimento de madeira em carpete

O carpete é um tipo de revestimento em madeira, mas que possui uma camada muito fina da matéria prima. Inclusive, outros materiais são adicionados na composição do produto.

Trata-se da madeira natural batida, o seu aspecto é como de uma folha. Dessa forma, a facilidade para instalar no piso é maior, porém, o carpete tem pouca resistência ao tempo e a umidade.

Sem contar que ao caminhar sobre ele, é reproduzido um barulho desconfortável.

 

Revestimento de madeira em cerâmica 

A cerâmica ou o porcelanato é mais uma imitação da madeira, uma peça do porcelanato representa não somente a cor, mas também a textura e desenho da madeira real.

Esse tipo é mais indicado para ambientes que frequentemente são expostos a líquidos, como banheiro, cozinha, área externa do deck.

Existem modelos bem fiéis a madeira original, mas você pode perceber a diferença no encontro de uma peça com a outra, assim como o rejunte aparente.

Revestimento de madeira com lâminas de PVC

O revestimento de madeira laminado é bem parecido com o carpete, no entanto, ele é mais fácil de ser aplicado e não faz barulho ao andar por cima por conta do seu material.

Inclusive, as lâminas passaram a ser mais usadas que o carpete por esses motivos, assim como a sua resistência, durabilidade e preservação do aspecto livre de manchas e ranhuras.

Em PVC ou MDF, há uma infinidade de estampas que se assemelham a madeira original.

Revestimento de madeira em tábua corrida

Madeira original como ipê, cumaru, por exemplo, retirados legalmente da Amazônia.

O revestimento é feito sobre um sistema de ripa, encaixando uma lâmina de madeira na outra.

Por ser original, o piso tem mais propensão a arranhões e é preciso sempre realizar manutenção com raspagem e verniz.

O seu cuidado deve ser rigoroso quando se trata de líquidos, por tanto a limpeza é feita com o produto certo e um pano úmido, nada de muito molhado.

Contudo, apresentamos algumas opções de revestimento de madeira que utilizam um pouco de madeira na composição, ou 100% da madeira.

Se você gostou desse texto, não deixe de conferir outras de nossas publicações que falam sobre outras formas de usar o revestimento de madeira, seja original ou imitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *