Tabela de conteúdo
ToggleNa parede, no piso, como artigo de decoração, qual a melhor opção de usar o revestimento de madeira?
Qual a diferença entre a madeira real e a imitação? São questões que rondam a cabeça de quem pensa em reformar, e dar um novo visual ao lar.
Se esse é o seu caso, então continue essa leitura. Preparamos um artigo que retrata melhor como e quando se deve usar o revestimento de madeira.
Se você está pronto para elevar o padrão do seu ambiente, entre em contato conosco via WhatsApp para um orçamento personalizado.
Sabemos que, não é de hoje que o tom amadeirado dá um toque de refinamento ao ambiente. Sem contar que se trata de um material de qualidade e que combina com todo tipo de decoração.
Portanto, se você quer aprender a identificar a madeira real da imitação, confira as próximas dicas.
Revestimento de madeira real ou imitação?
A madeira sempre se fez presente nos lares de alguma forma, nos móveis, na decoração, nas portas e janelas.
Quando se trata de piso ou parede, é mais comum encontrar revestimentos que imitam a madeira do que a original propriamente.
Isso porque, além de ser uma questão cultural do nosso país, a madeira precisa de muitos cuidados, principalmente com a umidade.
Por isso, é comum observar lares que agregam revestimentos de madeira que parecem tão reias, que fica até difícil distinguir o real da imitação.
Revestimento de madeira em carpete
O carpete é um tipo de revestimento em madeira, mas que possui uma camada muito fina da matéria prima. Inclusive, outros materiais são adicionados na composição do produto.
Trata-se da madeira natural batida, o seu aspecto é como de uma folha. Dessa forma, a facilidade para instalar no piso é maior, porém, o carpete tem pouca resistência ao tempo e a umidade.
Sem contar que ao caminhar sobre ele, é reproduzido um barulho desconfortável.
Revestimento de madeira em cerâmica
A cerâmica ou o porcelanato é mais uma imitação da madeira, uma peça do porcelanato representa não somente a cor, mas também a textura e desenho da madeira real.
Esse tipo é mais indicado para ambientes que frequentemente são expostos a líquidos, como banheiro, cozinha, área externa do deck.
Existem modelos bem fiéis a madeira original, mas você pode perceber a diferença no encontro de uma peça com a outra, assim como o rejunte aparente.
Revestimento de madeira com lâminas de PVC
O revestimento de madeira laminado é bem parecido com o carpete, no entanto, ele é mais fácil de ser aplicado e não faz barulho ao andar por cima por conta do seu material.
Inclusive, as lâminas passaram a ser mais usadas que o carpete por esses motivos, assim como a sua resistência, durabilidade e preservação do aspecto livre de manchas e ranhuras.
Em PVC ou MDF, há uma infinidade de estampas que se assemelham a madeira original.
Revestimento de madeira em tábua corrida
Madeira original como ipê, cumaru, por exemplo, retirados legalmente da Amazônia.
O revestimento é feito sobre um sistema de ripa, encaixando uma lâmina de madeira na outra.
Por ser original, o piso tem mais propensão a arranhões e é preciso sempre realizar manutenção com raspagem e verniz.
O seu cuidado deve ser rigoroso quando se trata de líquidos, por tanto a limpeza é feita com o produto certo e um pano úmido, nada de muito molhado.
Contudo, apresentamos algumas opções de revestimento de madeira que utilizam um pouco de madeira na composição, ou 100% da madeira.
Se você gostou desse texto, não deixe de conferir outras de nossas publicações que falam sobre outras formas de usar o revestimento de madeira, seja original ou imitação.