deck de madeira

Piso de madeira ou cerâmica: qual o melhor?

Pensando em reformar, mas quando se trata de piso de madeira ou piso de cerâmica a indecisão toma de conta? Nós vamos lhe ajudar nessa escolha.

O piso de madeira retrata um ambiente sofisticado e aconchegante, isso porque, o seu material equilibra bem a temperatura, além de ter um assentamento uniforme.

Existem até cerâmicas que imitam a aparência da madeira, para tentar proporcionar a mesma sensação de bem-estar que a madeira oferece.
Entretanto, o piso de madeira requer alguns cuidados especiais a mais que o piso de cerâmica. Dessa forma, preparamos mais informações sobre os dois tipos de piso e, assim esclarecer qual pode ser o melhor para a sua casa.

Por que escolher o piso de madeira no lugar da cerâmica?

O piso de madeira traz uma aparência mais bonita e uniforme para o seu lar, além de ser duradouro, versátil e de fácil limpeza.
No entanto, manter um piso de madeira requer cuidados diários e especiais, principalmente quando se trata de umidade.
Assim como o piso de cerâmica também possui suas especificidades.
Por isso, trouxemos nesse artigo as vantagens e desvantagens dos dois tipos de piso, de madeira ou de cerâmica?

Confira:
As vantagens e desvantagens do piso de madeira
Antes de decidir qual a melhor opção de piso para a sua casa, é bom avaliar os prós e contras do investimento. Será que o piso de madeira se encaixa bem com a característica da sua casa e orçamento familiar?

Vantagens do piso de madeira:
Durável; o piso de madeira tem um tempo de vida duradouro, e a sua qualidade se mantém a mesma se houver uma boa manutenção.
Manutenção acessível; e por falar em manutenção do piso de madeira, esta é bem simples. Assim como a limpeza dos pisos comuns, basta retirar a poeira do chão, em seguida passar um pano úmido com o produto próprio para madeira.
Limpa fácil; outra vantagem do piso de madeira, é que quando se realiza a limpeza com o produto adequado, ele não mancha. Pelo contrário, deixa a aparência viçosa e brilhante, com a sensação de limpeza e frescor.
Os produtos de limpeza; não é necessário usar tantos produtos que, além de caros, podem ser cheios de química e prejudicial à saúde.
Versátil; o piso de madeira combina com qualquer tipo de decoração, você pode mudar a cor da parede, dos móveis, e não precisará mudar o piso.

Desvantagens do piso de madeira:
Umidade; o contato do líquido direto no chão pode ser fatal para a madeira, por isso, é preciso ter bastante cuidado com relação a isso.
O preço; tanto para adquirir quanto para manter, o piso de madeira tem seus valores mais elevados em relação aos pisos mais comuns.
O lugar certo; por conta da umidade, não se pode colocar piso de madeira no banheiro, por exemplo.

As vantagens do piso de cerâmica
Variedade; são diversas opções de cores, modelos, desenhos.
O preço; mais acessível do que o preço do piso de madeira.
Temperatura; agradável em tempos de calor, a cerâmica é mais fria e proporciona frescor no verão.

As desvantagens do piso de cerâmica
Temperatura; agradável no verão, mas no inverno mantém a sua frieza. Ruim para quem deseja se esquentar em casa.
Frágil; a cerâmica é frágil, sujeita a quebra tanto ao instalar no chão quanto ao atritar com algo mais rígido.
Contudo, essas foram às informações necessárias para você, que está em dúvida de qual piso colocar em casa ou apartamento.
Se a sua intenção é colocar piso de madeira, saiba que existem outras opções além da madeira em si, como tabuas, carpetes, etc. vale a pena pesquisar e conferir outras de nossas publicações sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *