Uma das decorações mais desejadas atualmente é o Deck de Madeira. Isso porque ele é capaz de valorizar e transformar qualquer ambiente.

Os Decks são versáteis e, por isso, podem ser utilizados na área externa e, também, no interior da casa.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas de como escolher a decoração perfeita para sua casa.

Portanto, nesse artigo te apresentamos um guia de como montar um deck perfeito e como conservá-lo, de maneira que a decoração da sua casa fique moderna e sofisticada.

Se você quer aprender um pouco mais sobre o assunto, continue lendo o artigo com as dicas que separamos para você!

 

 

Deck de Madeira: Maneiras de Usar

O deck de madeira é um tipo de plataforma feita com tábuas de madeira, geralmente apoiadas sobre o piso. São amplamente conhecidos em áreas externas de diversas casas. E, frequentemente, são montados em áreas de lazer ou próximos às piscinas.

Porém, trata-se de uma estrutura versátil, que combina com diversas ocasiões e ambientes. E, por isso, os decks podem ser utilizados até mesmo no interior das residências.

Aqui vamos te apresentar algumas maneiras variadas de utilizar os decks como decoração. Confira!

Decks em áreas externas

Um dos usos mais comuns do deck de madeira é ao redor de piscinas, em áreas de lazer e, em jardins.

Além de fornecerem um visual mais agradável ao ambiente, os decks também atuam na permeabilização do solo.

Quando montados com madeira de alta qualidade, eles são capazes de proteger o solo de infiltrações.

 

 

Decks em áreas internas

Os decks de madeira podem ser utilizados em varandas internas e até mesmo em banheiros. Basta ter criatividade e um bom projeto a ser executado.

No entanto, não é recomendado que sejam instalados em cozinhas, uma vez que a gordura presente naturalmente nesses ambientes pode danificar a madeira, comprometendo sua função e beleza.

Decks em áreas de desnível

Esse tipo de decoração é uma ótima maneira para corrigir o desnível que ocorre em muitos locais. Também é utilizado para terrenos onde há declives no solo.

O uso de decks é interessante para que o local adquira uma estética nova e melhor. Além disso, pode atuar para a segurança e otimização do espaço.

Em terrenos inclinados, o uso de decks de madeira é capaz de aplainar a superfície, permitindo que uma área maior do local seja utilizada.

 

Como Montar Um Deck de Madeira

 Se o seu desejo é montar um deck de madeira, o primeiro passo a ser considerado é fazer um planejamento dessa decoração.

Planejar é importante para a aparência final e funcionalidades, tais como: caimento, permeabilidade do solo.

Uma vez que o formato e o local da instalação já tenham sido escolhidos, é hora de preparar o terreno para a montagem do deck.

Primeiro de tudo, deve ser feito o aplainamento do terreno de forma que a estrutura do deck fique reta. Em casos de terrenos íngremes, é necessário fazer uma superfície de sustentação para o deck.

Em seguida, deve-se colocar os caibros, ou seja, as madeiras que irão sustentar o deck, em disposição cruzada. Isso fará com que o alicerce da plataforma esteja bem firme.

Logo após, é o momento em que as tábuas são colocadas uma ao lado da outra. É importante ressaltar que o método com que as tábuas serão presas precisa ser bem pensado. Hoje em dia são utilizados pregos não aparentes, para evitar acidentes.

É importante que o espaço entre as tábuas seja respeitado de modo que o escoamento da água seja viabilizado.

Por fim, é importante que a madeira seja tratada com substâncias impermeabilizantes que a irão proteger dos efeitos da água e do sol.

O uso de materiais de qualidade, portanto, são fundamentais para o acabamento final ser o desejado.

 

Como Conservar o seu Deck de Madeira

Como vimos, é importante que o deck de madeira seja montado com materiais de qualidade e da forma adequada, para que seu uso seja prolongado.

Além disso, é necessário se atentar para atitudes que podem ajudar na conservação da sua decoração.

Primeiramente, é importante ressaltar que a madeira é um material suscetível a manchas, desbotamentos e empenamentos. Porém, os danos podem ser reduzidos com uma boa manutenção.

Apesar de a madeira utilizada nas áreas externas possuir uma alta qualidade, ela é sensível à água. Dessa maneira, é recomendado que o deck não seja montado em contato direto com a água e nem permaneça molhado por muito tempo.

Para áreas externas, é importante a aplicação de um produto impermeabilizante sobre a madeira. Inclusive, essa camada protetora também será eficaz para minimizar os efeitos causados pela incidência de luz solar.

Recomenda-se que essa manutenção seja feita por profissionais. De modo que poderá ser verificado qual tipo de produto será mais indicado ao tipo de madeira com a qual o deck foi montado.

No caso de a madeira do deck já estar com aspecto envelhecido, é possível fazer uma raspagem do verniz antigo e aplicação de produto clareador de madeira.

Em seguida, para conferir brilho e proteção à decoração, é possível aplicar um verniz específico para o material.

É fundamental utilizar produtos de qualidade para que a função de conservação seja cumprida. Com a manutenção correta, a vida útil do seu deck de madeira será ampliada, além da obtenção de um resultado estético mais agradável.

 

Conclusão

Em resumo, nesse artigo vimos o que é um deck de madeira e em quais situações esse tipo de decoração poderá ser usado.

Dessa forma, vimos que são elementos que podem ser utilizados para dar ao ambiente uma característica mais sofisticada e moderna.

Eles podem ser montados em áreas externas, internas e até mesmo para corrigir desníveis e declives.

Os decks requerem manutenção periódica para que se mantenham conservados. Além disso, com o uso de vernizes e produtos impermeabilizantes, é possível aumentar o tempo de longevidade da madeira, além de evitar manchas e desbotamento.

Agora você já está pronto para montar sua decoração utilizando um lindo deck de madeira.

Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário para que possamos esclarecê-la!