Como manter a escada de madeira cumaru sempre elegante e bonita.

Escada de madeira
Escada de madeira sempre bonita

O segredo para ter escada de madeira cumaru sempre bonita

Primeiramente antes de fazer uma reforma ou construção não pensamos muito na limpeza. Queremos algo bonito que chama atenção e a limpeza é a última preocupação. Depois de tudo pronto e quando você começa a limpar que percebe que as vezes não é tão fácil manter o que escolheu tão limpo. Mas será que com a escada de madeira cumaru também é assim? Descubra.

A madeira geralmente é muito fácil de limpar. As pessoas têm um grande problema com piso de porcelanato branco, ele aparece a sujeira com facilidade. Até mesmo um fio de cabelo aparece no piso. Mas para sua felicidade, o piso de madeira não é assim e você não vai ter tanto problema com a limpeza.

Desde já a forma de limpar é mais fácil e você não vai precisar limpar todos os dias. A sujeira vai está lá, mas não será muito visível, por isso pode ficar um ou dois dias sem limpar. Logo, claro que tudo vai depender da quantidade de pessoas na casa também. Se for só duas, por exemplo, não vai sujar muito.

Qual o segredo para ter escada de madeira cumaru bonita

Afinal não é só de limpeza que sua escada de madeira cumaru vai precisar para ficar sempre bonita. Se ela está nova será bem simples cuidar. Mas se é um pouco mais antiga, você vai precisar ter um cuidado a mais e é aqui que vamos te contar o segredo.

Em primeiro lugar, antes de contar sobre o segredo, vamos te mostrar como fazer uma boa limpeza. Com nossas dicas vai conseguir simplificar seu trabalho. Para começar é importante fazer a faxina da escada de madeira cumaru de cima para baixo. Dessa forma você não vai sujar os degraus que já estão limpos.

Para retirar os resíduos como poeira, o ideal é usar uma vassoura de cerdas macia. Você vai ter mais dificuldade para alcançar os cantinhos, mas as cerdas grossas podem danificar a madeira. Nossa dica nesse caso é usar uma vassoura menor, essas de mão para limpar os cantos. Mesmo assim, a vassoura macia vai conseguir limpar bastante.

Nunca use cerdas duras para limpar o piso de madeira, elas podem riscar a superfície e dessa forma comprometer o visual dela. Uma outra dica legal é usar o aspirador de pó. Ele vai conseguir alcançar os cantos mais difíceis. A dica aqui também é usar o aspirador de mão, será mais fácil o manuseio na escada. Até porque o aspirador maior é mais difícil de carregar.

O que fazer com as manchas

É possível limpar apenas com pano úmido as pegadas e manchas leves na madeira. A madeira é sensível à umidade. Desde já cuidado para não encharcar o piso e acabar danificando. Passe apenas um pano limpo e úmido para tirar a sujeira mais grossa.

Se tiver dificuldade para retirar as manchas é possível fazer uma solução. Nela deve conter apenas sabão neutro e água morna. Não use esponja ou bucha para esfregar, apenas um pano. Depois seque com pano seco e macio.

É importante evitar certos produtos na hora de fazer a limpeza da casa e escada. Use produtos como sabão neutro e outros que você tem certeza que não agridem o material. Lembre-se que se tratando de escada você precisa evitar também materiais que podem deixar o piso liso. Definitivamente ninguém quer escorregar na escada.

E a escada de madeira cumaru que já está danificada?

Enfim o segredo! Se sua escada de madeira cumaru não está mais nova e não consegue manter ela bonita apenas com as dicas que demos aqui, está na hora de fazer outras coisas. Provavelmente o verniz da escada não está mais conservado. Se ele está com o aspecto velho está na hora de trocar.

O segredo é chamar uma empresa para fazer a restauração do piso. Em alguns casos não adianta passar produtos, você vai precisar lixar e fazer a restauração passando um novo verniz. Para isso é necessário lixar todo o piso e aplicar o produto novamente. Nossa dica é que você conte com uma empresa profissional para fazer isso para você.

Se você não sabe como restaurar o melhor é contar com ajuda. Assim não corre o risco de danificar ainda mais sua escada de madeira cumaru.

No geral é muito simples ter uma escada de madeira cumaru sempre bonita, com a limpeza semanal você vai conseguir. Mas em algumas situações é necessária uma restauração. Emfim, nossa dica é que você faça não só na escada, mas em todo piso para que não tenha uma diferença no material.

Como parceiro indicamos a linha Bona Brasil para utilizar os produtos de limpeza e manutenção!

Conte com nossa empresa para te ajudar e tirar suas dúvidas. Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *