Tabela de conteúdo
TogglePergunta direta: você sabe como colocar piso de madeira? Se não souber, fique tranquilo, porque está no lugar certo.
Aliás, é bem comum as pessoas terem dúvida sobre esse processo.
Mas é de extrema importância ter conhecimento sobre como ele é feito para que tenha eficiência e assim alcançar melhores resultados.
Se você está pronto para elevar o padrão do seu ambiente, entre em contato conosco via WhatsApp para um orçamento personalizado.
Já pensou investir em uma boa madeira, mas a instalação ser mal feita e prejudicar todas as vantagens que esse material traz? Realmente, nesse caso pouco adianta o investimento.
Então para que os acabamentos sejam os melhores, é essencial ter esse conhecimento técnico e contar com bons profissionais.
Além disso, cada piso pode ter detalhes específicos a depender do tipo de madeira utilizada, já que cada uma tem as próprias características.
Neste conteúdo, você vai aprender exatamente a como colocar piso de madeira e quais são as melhores opções de materiais para serem usados.
Siga com a gente até o final e aproveite a leitura!
Vamos lá?
Afinal, como colocar um piso de madeira?
Para saber como colocar um piso de madeira, é preciso ter conhecimento técnico sobre o procedimento e ainda saber as especificações de cada matéria-prima utilizada.
Primeiramente, o piso é a etapa final da construção de uma residência. Para entender melhor, vamos imaginar uma casa que já passou por quase todas as fases de realização.
Ou seja, o teto está estruturado, as paredes com a primeira camada de pintura feita, portas e janelas assentadas. Só depois de tudo isso, é que vem a instalação do piso de madeira.
Essa é uma recomendação para que o piso fique fora de contato com qualquer material que possa contaminar a madeira como uma tinta, por exemplo.
Então o fato de ser colocado por último é para evitar imprevistos que possam prejudicar o piso.
Com todo esse cuidado, o primeiro passo da instalação é fazer o contrapiso, que pode ser feito com concreto ou outro material. Em seguida, precisa esperar secar e estar limpo.
No geral, a cola de poliuretano é usada para instalar o piso de madeira, mas uma opção também são os parafusos.
Nessa etapa, vale a pena ressaltar a importância de medir um espaço entre 1 e 2 centímetros do piso com a parede para considerar a possibilidade de dilatação da madeira, que é natural.
Sendo assim, basta aplicar a cola poliuretano no contrapiso ou aplicar os parafusos diretamente na superfície.
Quais são as melhores opções de madeira para piso?
Como você já sabe, existem vários tipos de madeira que podem ser usados para compor o piso. Afinal, quais são as melhores?
Direto ao ponto, a verdade é que não existe um único tipo que seja mais recomendado, uma vez que todas possuem características específicas.
Então a escolha varia bastante de acordo com o gosto pessoal e as demandas que as pessoas têm para combinar com a residência.
E é certo que é uma escolha importante, já que um piso de madeira consegue oferecer vantagens e uma estética bem elegante para o local, que também agrega conforto para os moradores.
Nesse sentido, separamos a seguir as madeiras mais recomendadas para falarmos de forma mais aprofundada sobre cada uma.
Confira abaixo!
Tauari
A madeira tauari é uma das opções mais atrativas para piso porque une a estética com a durabilidade. Ela costuma ter uma resistência considerável contra mudanças climáticas e ao desgaste natural.
Normalmente, a árvore tauari é cultivada em florestas com fins comerciais e são replantadas depois disso. Ou seja, é uma alternativa mais sustentável para piso.
Peroba mica
Assim como a tauari, a madeira peroba mica também é ecologicamente sustentável por ser plantada em florestas comerciais. Ela possui uma textura mais áspera e diferentes tipos de cores.
Além de ter como característica a forte resistência contra umidade e insetos, o que aumenta significativamente a durabilidade dela.
Sucupira
Versatilidade é uma das principais características da madeira sucupira, por ter cores que estão dentro das tonalidades amarela e marrom.
Ela também é resistente contra umidade e insetos, assim como a peroba mica. No geral, ela é vista como uma boa opção por também ser esteticamente bonita e com alta durabilidade.
Jatoba
A jatoba, por fim, é mais uma ótima opção dentro do tema de como colocar piso de madeira. Ela tem um diferencial de ter uma cor mais avermelhada escura ao lado de uma textura lisa.
Ou seja, é uma alternativa para quem quer um material com tonalidade mais atraente e forte. É uma matéria-prima de alta qualidade e com boa resistência contra fatores externos.
Dica: como deixar o piso de madeira brilhando?
Neste momento, já falamos sobre como colocar piso de madeira e quais são as melhores opções de matéria-prima. Mas, agora, como deixar o piso de madeira brilhando?
O principal ponto é manter os cuidados e manutenção do piso. Isso é feito com a limpeza frequente, que serve para preservar a estética e aumentar a longevidade da madeira, e pode ser feita com aspirador, vassoura macia e pano úmido com água.
Outro detalhe importante é proteger contra umidade e qualquer risco de contato com água, além de reaplicar os acabamentos como verniz ou óleo que funcionam como proteção e preservam a aparência brilhosa.
Mas tão importante quanto saber como colocar piso de madeira é garantir produtos de alta qualidade. Assim, as chances da madeira ter esse aspecto brilhoso e elegante são maiores.
Na Parquet União, você encontra as melhores opções de madeiras do mercado. Nossa empresa é especializada na construção de projetos em madeira maciça e tem mais de 30 anos de experiência.
Na questão de como colocar piso de madeira, você também pode contar com o serviço de excelência da Parquet União.
Conheça a Parquet União e tenha acesso às melhores opções de madeira do mercado, bem como serviços para instalação de pisos com esse material!
Conclusão
Depois desse artigo, conseguiu entender como colocar piso de madeira da forma correta? Vale sempre a pena lembrar que uma instalação correta é capaz de respeitar as características de cada madeira e potencializar os resultados de acabamento.
Para isso, é necessário ter o conhecimento técnico acerca do procedimento de instalação do piso de madeira, que pode ser feito com cola poliuretano ou parafusos, a depender da madeira.
Além disso, conhecer os tipos de madeira que podem ser usados e as características traz a vantagem de entender qual é a melhor escolha para atender as necessidades pessoais.
Gostou desse conteúdo? Aproveite a oportunidade para ler sobre qual piso escolher entre assoalho de madeira ou laminado.