Ar condicionado e piso de madeira
Com o clima em constante mudança, o ar-condicionado está se tornando popular a novas residências e escritórios. Então, ar condicionado pode afetar o desempenho do seu piso de madeira?
De antemão podemos falar que, depende!
Normalmente em áreas residenciais, o ar condicionado não é utilizado de forma constante ao longo do ano. Quando usado assim, não existe grandes preocupações . Mesmo que a residência use ar condicionado de forma regular, o teor médio de umidade ao longo do período que deve ser considerado. Devemos sempre alcançar um nível médio de umidade relativa entre 40-70% e uma temperatura média interna entre 18-25 graus Celsius , nunca acima de 35 graus Celsius .
Onde ocorra o uso prolongado do ar condicionado, isso pode resultar em condições excessivamente secas ou excessivamente úmidas *. Nestes casos, além das mudanças sazonais naturais, o ar condicionado pode moderar ou criar condições mais severas . Portanto, com o uso intermitente de ar condicionado, os efeitos são geralmente relativamente pequenos e os pisos trabalham bem!
O grau de movimento (encolhimento ou inchaço) nas tábuas do piso pode variar dependendo do produto utilizado. O piso de madeira maciça é geralmente mais sensível a condições climáticas adversas.
Dica: As condições de temperatura em que nos sentimos mais confortáveis são normalmente as condições em que o seu pavimento terá melhor desempenho. Vale sempre lembrar que piso de madeira é um produto natural, que possui diferentes aspectos visuais, propriedades únicas em seu interior.