7 Ideias Incríveis Para Decoração Com Piso de Madeira

O piso de madeira é utilizado há muitos séculos ao redor de todo o mundo. Por conta disso, muitas pessoas o enxergam como um tipo de revestimento antiquado.

No entanto, cada vez mais esse tipo de piso vem se mostrando versátil e moderno. Por isso, ele é capaz de ir bem em diversas situações e ambientes.

Existem, portanto, diversos tipos de piso. A qualidade varia da mais maciça madeira até às sobras de demolição. Dessa forma, é possível encontrar revestimentos que cabem em todos os bolsos.

Nesse artigo iremos te mostrar algumas ideias e dicas para decorar sua casa com piso de madeira.

Se quer aprender um pouco mais sobre o assunto, continue lendo o conteúdo que preparamos pra você!

Tipos de piso de madeira

A madeira é um componente multifuncional. Portanto, a partir dela é possível fabricar uma enorme gama de revestimentos.

Atualmente, existem diversos tipos de piso de madeira no mercado. Eles variam em suas composições e características. Portanto, há opções para todos os bolsos.

Abaixo, iremos te mostrar alguns dos pisos mais comuns feitos em madeira. Veja:

Tacos de madeira

São pequenos pedaços de formato retangular compostos por madeira maciça. Os pisos de taco podem ser feitos de diversos tipos de madeira e podem ser dispostos das mais variadas formas.

O formato com que os tacos de madeira são colocados se chama paginação. Portanto, é possível mesclar os desenhos e obter diferentes efeitos.

  

Piso de madeira maciça

Por serem extraídos de árvores com madeira de lei, possuem um preço elevado em relação aos demais.

São pisos extremamente duradouros e conferem elegância e sofisticação ao ambiente.

No entanto, precisam de uma atenção especial para umidade e líquidos, em geral. Isso porque a madeira pode manchar ou sofrer estufamento quando em contato constante com umidade.

 

Laminados

São opções mais baratas e de aplicação mais fácil, quando comparados aos pisos de madeira maciça.

É composto por lâminas dispostas lado a lado, colocadas sobre uma manta. As lâminas são encaixadas umas às outras e, por isso, sua instalação é fácil e rápida.

Piso de madeira de demolição

A madeira de demolição, como o nome já diz, é proveniente da demolição de construções. Algumas madeiras são reaproveitadas e disponibilizadas para usos em móveis, pisos e outras finalidades.

São opções mais baratas em relação à madeira maciça, porém possuem a mesma resistência e durabilidade.

Piso de madeira: ideias para decoração de interiores

Um piso de madeira pode ser versátil e multifacetado. Por isso, pode ser usado em uma infinidade de ambientes e das mais variadas formas.

Os revestimentos de madeira em interiores promovem um ambiente mais aconchegante e são bastante duradouros quando cuidados da maneira correta.

Dessa forma, é importante evitar produtos abrasivos, mover móveis e quando houver derramamento de líquidos, a limpeza deverá ser feita imediatamente.

Aqui iremos te mostrar algumas ideias incríveis para decoração com esse tipo de piso. Confira!

Salas e Quartos

Em salas e quartos é muito comum a presença dos pisos de madeira. Isso porque eles são ótimos isolantes térmicos e mantêm a temperatura agradável. Dessa forma, os tipos de revestimentos favoritos para esses tipos de ambientes são:

  • Laminados;
  • Madeira maciça;
  • Tacos.

Dica: tente contrastar a cor do revestimento de madeira com os móveis presentes no cômodo. Isso gera um ambiente moderno e descolado.

Banheiros

Muitas pessoas pensam que não é possível colocar pisos de madeira no banheiro. No entanto, com a impermeabilização correta e periódica esse tipo de revestimento se torna viável nesse cômodo.

Dica: use esse pisos de madeira em lavabos, que possuem menos umidade, gerando um ar rústico ao seu banheiro.

Varandas

Nas varandas, é possível instalar decks de madeira, tornando o ambiente mais moderno e descontraído.

Dica: utilize cadeiras de repouso de madeira com forros de cores vibrantes, para contrastar com a sobriedade do tom de cor do revestimento.

Piso de madeira: ideias para decoração de exteriores

De fato, o revestimento feito de madeira é capaz de trazer charme, conforto e sofisticação a um lugar. Porém, engana-se quem pensa que ele pode ser utilizado apenas dentro de casa.

Os pisos de madeira são muito utilizados e ficam muito elegantes em ambientes externos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados adicionais para mantê-los conservados, tais como:

  • Impermeabilização do piso;
  • Aplicação de verniz com filtro solar;
  • Aplicação de produtos repelentes de insetos.

Abaixo, separamos ideias para decorar ambientes externos com piso de madeira.

Piscinas e áreas de lazer

O uso de decks de madeira é muito frequente em áreas externas, isso porque deixam o ambiente mais seguro e mais elegantes.

Dica: Não instale o deck diretamente em contato com a água, pois pode influenciar na aparência da madeira.

 

Parques

É comum, hoje em dia, encontrar revestimentos de madeiras em algumas partes de parques. Ótima ferramenta, portanto, para quebrar o visual cinza que alguns pavimentos possuem e integrar com a paisagem das árvores.

Dica: É interessante mesclar as plataformas de madeira com o uso de cavaco (pequenos pedaços de madeira seca) e, então, adicionar vasos de plantas para compor o ambiente.

 

Eventos

A madeira tem sido amplamente utilizada em revestimentos de eventos, sendo capaz de combinar com diversos tipos de decoração. É possível utilizar desde plataformas para exposição até revestimentos compondo hortas suspensas.

Dica: É possível adequar a decoração proporcionada pela madeira com tapetes ou tecidos presentes no ambiente. Portanto, mescle cores sóbrias com vibrantes para obter um efeito visual marcante.

Nivelamento de piso

Os decks de madeira são ótimas ferramentas para lidar com o desnível de um terreno. Dessa forma, o espaço funcional do ambiente aumenta e se torna mais agradável visualmente.

Dica: Para proteger a madeira do desbotamento causado pelo sol, utilize produtos impermeabilizadores com filtro solar.

 

 

Conclusão

Em conclusão, nesse artigos falamos um pouco sobre piso de madeira e a sua versatilidade.

Os revestimentos de madeira são capazes de transformar um ambiente, deixando-o mais moderno, elegante e aconchegante.

Dessa forma, são utilizados tanto em ambientes internos quanto para ambientes externos. Inclusive, te demos 7 ideias de locais que combinam com pisos de madeiras e mais 7 dicas para valorizar a sua decoração.

Com essas dicas você pode criar sua própria decoração com pisos de madeira. Basta usar sua criatividade e escolher o tipo de revestimento que mais se ajusta ao seu orçamento!

Gostaria que mais pessoas se beneficiassem deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *